24.6.07

27.06.07 no Lusitano clube

O comboio da Canhoca - Orlando Fortunato, 1989, 92 min, Ficção
A acção decorre em Malange, Angola, em 1957

Consequência de uma briga entre o faxinha Njololo e o cabo Faria, que violara a mulher do primeiro, a PIDE, polícia recém chegada a Angola, em colaboração com agentes da administração, soldados e comerciantes, resolvem dar uma licção, para disciplinar e vingar o sofrido pelo cabo Faria com o gestou ousado do faxina.

Organizam uma rusga em que prendem 59 homens, de influência e prestigio no meio social angolano, enviando-os num vagão de transporte de mercadorias, com destino a Luanda.

No percurso para Luando, o vagão é desatrelado na estação da Canhoca e deixado abandonado numa linha em desuso durante cinco dias sob o sol torrido de Março.

De ambiguidade em ambiguidade a unidade do grupo de prisoneiros constrói-se na necessidade de sobreviver.



Chile Top Ten - Cristian Cancino , 2005, 25 min, Documentario

O pais que nas palavras do seu ministro da economia é "Top ten" da economía mundial iplica seu povo-raiz, o Mapuche, sua Mãe-Terra, Gulumapu, às injustiças do capitalismo, ao servilismo de "la razón o la fuerza" que ostenta sua bandeira. Na Araucanía os Mapuches lutam contra a polícia, heraça de Pinochet, nos bairros o hip-hop conscientiza, Bush pisa, pela primeira vez, na América do Sul, "el esarollo tiene más náufragos que navegantes"

Sem comentários: