29.10.07

1/11 na Academia do Recreio Artístico




Esta quinta feira o cinemalfa apresenta dois modelos de resistência e organização civil em América Latina que contam com o audiovisual como soporte principal.

Señal3 é um canal de televisão comunitária da favela La Victoria, em Santiago Chile. O projecto jà existe há oito anos, com dois objectivos principais: dar acesso à comunicação alternativa aos que não têm meios faceis de alcançar informações, e registar a memória política e social deste bairro que foi muito importante na luta contra a ditadura militar. Politicamente engajado, a equipe de Señal3 tem dificuldades em poder divulgar suas imagens ou ter algum financiamento, mas houve algum progresso. As imagens que passaremos foram filmadas pelos membros de Señal3, e fizeram parte da programação da própria TV, além de terem também comparecido em outros festivais de cinema alternativo. Agradecemos aos membros de Señal3 pela proposta de livre circulação de imagens e informação, assim como ao colectivo La Cucaracha de Paris, pois sem eles também não viriamos a conhecer este projecto.

A Rede de Resistência Solidária é um coletivo, criado em janeiro de 2005 na cidade de Recife, e composto por cerca de 60 grupos e indivíduos cooperantes, que trabalham com cultura, protagonismo juvenil, educação e comunicação. Através do encontro de idéias e experiências, a Rede busca interligar e fortalecer as ações dos grupos e promover mudanças positivas na sociedade acreditando que “a comunidade pensa o melhor para a comunidade”. As comunidades são o começo e o fim das acções da Rede, que têm como objectivo fortalecer os grupos integrantes e, a médio prazo, estimular a propagação independente e auto-gestionada dessas ações dentro das comunidades , deszentralizando a circulação de informação e cultura.

Sem comentários: